Saturday, April 28, 2007

La Lectrice

A pintura a óleo do artista francês Jean-Honoré Fragonard - La Lectrice - sempre me suscitou muito interesse. Trata-se de um quadro que retrata um momento de leitura por parte de uma jovem. A personagem está concentrada na leitura e envolta por um silêncio que lhe permite usufruir do texto. Do rosto da jovem transparece o gosto pela leitura.


Quando olho para esta tela não posso deixar de comparar quão diferente é esta cena da realidade actual em que os jovens dedicam tão pouco tempo à leitura, em que os jovens não valorizam a leitura enquanto fonte de conhecimento.

Vivemos numa época do ruído em que existe um medo do silêncio. Os jovens ouvem música com o som muito alto, mesmo quando utilizam fones; no cinema, o som está sempre com o volume muito alto; muitos estabelecimentos de restauração de cadeias de fast-food disponibilizam aos seus clientes o visionamento de canais de música ou cinema enquanto comem, colocando o volume do som muito alto.
Perante estes hábitos quotidianos, os jovens têm dificuldade em usufruir de momentos em que precisam de concentração para apreenderem a mensagem escrita.

O leitor é um ser activo, ao contrário do ouvinte ou do (tel)espectadores que podem sê-lo ou não.

No comments: