Saturday, May 5, 2007

A Pintura de António Galrinho

No primeiro contacto com a obra pictórica de António Galrinho sobressai a presença de alguns mestres da pintura clássica espanhola, como Velásquez e Goya, que se constituem como forças inspiradoras do pintor.

O artista gosta de se debruçar sobre partes das telas dos seus mestres favoritos, selecciona pormenores, por vezes pormenores de segundo plano (se calhar todos os pormenores são elementos de segundo plano numa obra), e estuda-os, criando uma obra original, na qual usa, como ponto de partida a mesma imagem que o mestre, mas recorrendo a técnicas e a materiais distintos.





O quadro acima apresentado intitula-se Juan de Pareja. Não é difícil constatar que se trata de um personagem velasquiano. Já as três telas que se seguem constituem retratos de Francisco Goya. As três obras constituem um estudo sobre o auto-retrato do pintor espanhol. Na primeira obra, intitulada Goya 1, o recurso a uma técnica muito próxima da de Goya é bastante visível.

Já a segunda tela, denominada Goya 2, apresenta traços de uma maior autonomia face ao mestre. A meu ver, este é o quadro deste conjunto onde António Galrinho melhor demonstra a sua criatividade. Penso que é aquele que se revela o melhor conseguido.

Goya 3 é uma obra com visivéis traços surrealistas.

No comments: