Wednesday, June 13, 2007

Prémio Princípe das Asturias das Artes

O cantor norte-americano Bob Dylan obteve o Prémio Príncipe de Asturias das Artes 2007, que foi divulgado este meio dia, na cidade asturiana Oviedo.

Bob Dylan, nascido, em 1941, em Duluth, no Estado do Minessota, com o nome civil Robert Allen Zimmerman, é um dos cantores mais célebres da história do século XX. Dylan é autor de hinos como Knocking on heaven's door e Like a rolling stone. Os temas Blowin' in the wind e The times they're a-changin' converteram-se nos anos 60 en slogan´s contra a guerra.
Dylan conjugou "a canção e poesia numa obra que fez escola e determinou a educação sentimental de muitos milhões de pessoas" y foi "un reflexo do espírito de uma época que buscava as respostas no viento", acrescentou o júri no veredicto , lido pelo ex-ministro de Comercio José Lladó.

Compositor, músico, escritor e poeta, as suas letras converteram-se num catalizador do mal-estar social dos Estados Unidos nos anos sessenta y coroaram-no como um dos referentes da cultura pop dos últimos cinquenta anos.

No comments: